O PPGCS/UFRPE tem desenvolvido diversas ações para aumentar a internacionalização do Programa. No quadriênio 2013-2016 nossos docentes desenvolveram diversas parcerias e colaborações com instituições dos Estados Unidos, Canadá, França, Espanha, Portugal e Cuba, em virtude do significativo estímulo das agências de fomento com lançamento de editais para esse fim, aliado a capacidade de captação desses recursos pelo nosso corpo docente. Como resultado, é possível identificar a evolução e a qualidade da nossa internacionalização no quadriênio 2017-2020, apesar das fortes restrições de financiamento a projetos de cooperação internacional ocorridas nos dois anos iniciais do quadriênio (2017 e 2018). Graças ao Programa de Internacionalização CAPES-PrInt aprovado pela nossa instituição, o PPGCS/UFRPE pode direcionar suas atividades para internacionalização, especialmente nos dois últimos anos do quadriênio (2019 e 2020).
Para o quadriênio (2017-2020) continuamos as cooperações já estabelecidas com as seguintes instituições: 1) Texas A&M University (EUA) 2) University of California - Davis (EUA); 3) University of Guelph (Canadá); 4) McGill University (Canadá); 5) Universidade do Porto (Portugual); 6) Universidade Católica do Porto (Portugal); 7) Universidad de Sevilla (Espanha); 8) Universidad Santiago de Compostela (Espanha); 9) Université de Lorraine (França); 10) Ministério da Agricultura e Instituto de Suelos (Cuba).
Para 2017, mais quatro instituições internacionais foram adicionadas a esse Grupo: 11) Universidade de Bolonha – Itália; 12) University of Florida – EUA; 13) Universidade de Murcia – Espanha; 14) University of Southamptom - Inglaterra.
Em 2018, mais duas instituições internacionais foram incorporadas às nossas parcerias: 15) North Carolina State University (EUA); 16) University of Sassari – Itália.
Em 2019 e 2020, ampliamos a rede com as seguintes instituições: 17) Lousiana State University; Brookhaven National Laboratory (EUA); 18) Université de Lorraine – França; 19) Università Degli Studi di Palermo, Itália.
O Programa de Ciência do Solo participa ativamente do Projeto de Internacionalização da UFRPE (Programa CAPES-PrInt-UFRPE), que teve a proposta institucional de internacionalização aprovada no Edital CAPES PrInt da CAPES em 2018. Dois dos nossos docentes permanentes, Clístenes W. A. do Nascimento e Valdomiro Severino de Souza Júnior contribuíram de forma relevante para o processo de elaboração da proposta institucional. O Professor Valdomiro Severino de Souza Júnior, Coordenador Geral dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu de Excelência da UFRPE, vinculada a Pró-Reitoria de Pós-Graduação; e o Professor Clístenes Williams Araújo do Nascimento como um dos gestores da Proposta Institucional. O projeto tem vigência de cinco anos (2019- 2023) com um total aprovado de 13 milhões de reais para 17 Programas de Pós-graduação integrantes na proposta institucional. O projeto foi estruturado dentro de dois temas: 1) Sistemas de Produção Agropecuária, Biodiversidade e Sustentabilidade e 2) Tecnologias Portadoras de Futuro. O Programa de Ciência do Solo participa nos dois temas. Os principais focos do programa são a Ampliação e Consolidação de Parcerias Internacionais (com Missões de Trabalho no exterior; bolsas para Jovens Talentos, bolsas Professor Visitante do Exterior); e Intercâmbio e Aprimoramento da Formação de Docentes e Discentes (PDSE, Professor Visitante no Exterior Júnior e Professor Visitante no Exterior Sênior).
Um ponto interessante do Programa CAPES-PrInt-UFRPE é que os editais de seleção são internos à UFRPE e dele podem participar apenas os PPG integrantes da proposta aprovada pela CAPES. Como a participação no CAPES-PrInt nos impede de concorrer em editais tipo ‘balcão’ da Capes, os docentes permanentes do PPG Ciência do Solo estão estimulados e vêm concorrendo nos editais lançados na UFRPE; no entanto, os docentes estão atentos aos outros editais de outras agências, para aumentar as chances de obtenção de recursos para a internacionalização.
De modo a dar transparência a todas as ações de internacionalização realizadas desde 2013, conforme recomenda a ficha de avaliação da área de Ciências Agrárias I neste quadriênio (2017-2020), e sabendo que esse tipo de parceria requer tempo pra se consolidar e originar produtos, acreditamos que esse resgate do quadriênio anterior possibilitará a Comissão de Avaliação perceber o quão empenhados estamos nesse processo de internacionalização por meio da densidade de parcerias e qualidade da produção científica internacional, o que é fundamental no processo de elevação de nota para 06 (seis).
O Relatório de Interacionalização do PPGCS/UFRPE apresenta a compilação de todas as atividades de internacionalização no período de 2013 a 2020 em termos de estudantes que realizaram o Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE); Professores Permanentes que realizaram Pós-Doutorado no Exterior; Recepção de Professores/Pesquisadores Estrangeiros, sejam em visitas curtas ou de longa duração; Missões de Trabalho para o exterior e recebimento de alunos estrangeiros em nosso Programa na modalidade de intercâmbio. Além disso, o Relatório apresenta o detalhamento das ações e o contexto do surgimento dessas parcerias em termos de projetos aprovados e sequência dos acontecimentos, bem como nominando os docentes permanentes envolvidos diretamente nessas ações.