HOMENAGEM PÓSTUMA

O programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo da UFRPE lamenta profundamente a partida do memorável pedólogo e professor Paulo Klinger Tito Jacomine e se solidariza com os familiares e amigos (as).

É oportuno lembrar que o Prof. Paulo Klinger se revelou como um dos maiores expoentes da Ciência do Solo no país. Contribuiu efetivamente na criação da Pedologia brasileira que aconteceu na década de 1950 do século passado. Já na década de 60, ele veio ao Nordeste do Brasil com o intuito de reforçar a frente regional Nordeste (FRNE), da Comissão de Solos do Brasil. Essa Comissão objetivava construir a carta de solos do país, a qual foi concluída no início da década dos anos 80. Desde então, o Prof. Paulo Klinger se erradicou na região Nordeste onde construiu sua família e consolidou a Pedologia da região. Com seu inquestionável espírito de liderança e contando com o apoio da equipe de pedólogos da frente regional, conseguiu executar os levantamentos exploratório-reconhecimento de solos de todos os estados da região Nordeste do Brasil e, inclusive, o da parte Norte de Minas Gerais, entre outros estudos realizados no território nacional.

O seu legado para a Ciência do Solo brasileira é enorme, sobretudo as contribuições direcionadas para o desenvolvimento da taxonomia de solos do país. Além de agrônomo e pedólogo, ele também foi professor da UFRPE. Cabe destacar, entre muitas outras publicações, a sua contribuição efetiva para publicação do livro “Classes gerais de solos do Brasil” no início da década de 90; e para a publicação da primeira edição do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS), em 1999, que serviu de alicerce para todas as demais edições subsequentes do SiBCS.

O nosso Programa reconheceu em vida, em diversas oportunidades, a contribuição do Prof. Paulo Klinger. Um desses momentos foi a nominação da nossa biblioteca setorial com o seu nome.