O presente documento apresenta as diferentes partes que compõem o Planejamento Estratégico (PE) do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo. O PE contribui para a gestão estratégica do PPG na medida em que orienta suas ações tanto na tomada cotidiana de decisões, quanto orienta no curto, médio e longo prazo. A Pró-Reitoria de Pós Graduação da UFRPE tomou a iniciativa de coordenar este processo com o apoio da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN).

Vale salientar ainda que a CAPES condicionou na Ficha de Avaliação da Área de Ciência Agrárias I (Quadriênio 2017-2020) a obrigatoriedade da elaboração do PE, considerando também articulações com o planejamento estratégico da instituição, com vistas à gestão do seu desenvolvimento futuro, adequação e melhorias da infraestrutura e melhor formação de seus alunos, vinculada à produção intelectual – bibliográfica, técnica e/ou artística.

O planejamento estratégico está inserido no quesito que avalia o Programa na ficha de avaliação da CAPES e contribui com uma fatia significativa da pontuação desta avaliação quadrienal. Deve-se ressaltar que houve um esforço para alinhar o PE a outra exigência da Capes: a criação das Comissões Próprias de AutoAvaliação (CPA). Esse esforço de alinhamento encontra-se refletido na metodologia de elaboração do PE, na medida em que os resultados extraídos dos relatórios da CPA tornaram-se parte importante do diagnóstico, contribuindo para a elaboração do PE. Este foi elaborado segundo recomendações do modelo fornecido pela CAPES e com a ajuda especializada de um Comitê da Pró-Reitoria de Planejamento da UFRPE.

As principais partes do PE são a descrição (missão, visão e valores), os objetivos (operacionais, táticos e estratégicos, de curto, médio e longo prazo, respectivamente), o diagnóstico (pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças), o plano de ações (objetivos, metas, execução e acompanhamento) e processos e procedimentos de autoavaliação. Em todas as ações buscou-se a consonância do PE em relação a missão/objetivo da área de Ciências Agrárias I, com apresentação dos mecanismos de avaliação, adequação e modernização da estrutura de pesquisa (linhas e projetos) e matriz curricular frente aos novos cenários e desafios da área por meio de comissões específicas do Programa que discutirão a implementação dessas adequações.

Vale salientar que o PPG em Ciência do Solo já apresenta regimento próprio e consolidado no que tange a substituição, credenciamento e qualificação docente; política de internacionalização, inserção social, proposta de acompanhamento e interação com egressos e o ambiente de atuação profissional. Após a elaboração e conclusão desse documento, observou-se que os planos de ações estabelecidos após profundas e necessárias discussões serão fundamentais para que o Programa continue evoluindo e buscando a excelência dentro da área de Ciência Agrárias I.