A área de solos da UFRPE está de luto pela perda do Doutor Luiz Bezerra de Oliveira

O Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo da Universidade Federal Rural de Pernambuco comunica o falecimento do Doutor Luiz Bezerra de Oliveira. Ao mesmo tempo que lamenta profundamente a perda de uma referência para a Ciência do Solo Brasileira.  O falecimento ocorreu na manhã desta segunda-feira (17/8), em Recife (PE). O Doutor Luiz Bezerra de Oliveira, 96 anos, era pesquisador aposentado da Embrapa Solos. Ele deixa a esposa Eneida e cinco filhas. O velório será realizado das 13h às 15h, no Cemitério Morada da Paz.

O Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciência do Solo, Professor Edivan Rodrigues de Souza, lembra com carinho do forte laço que o Doutor Luiz Bezerra mantinha com a área de Solos do Departamento de Agronomia e com a Pós-graduação em Ciência do Solo, confirmado pelas visitas constantes aos laboratórios da área, especialmente de Física do Solo. O Professor Edivan relata que, por inúmeras vezes, presenciou discussões cientificas sobre o tema referente a determinação da porosidade do solo entre o Doutor Luiz Bezerra e o professor Brivaldo Almeida. Vale destacar que essas idas as nossas instalações aconteciam quando o Doutor Luiz Bezerra já contava com mais de noventa anos de idade. Abaixo é descrito o legado do Prof. Luiz Bezerra

Doutor Bezerra, como ficou conhecido, destacou-se por suas pesquisas em solos do Nordeste brasileiro, com ênfase em Física do Solo. Publicou mais de 60 trabalhos científicos, tornando-se referência obrigatória para quem estuda porosidade e água em solos nordestinos. Nasceu em Recife (PE), no dia 20 de julho de 1924. Formado Químico Industrial em 1946, tornou-se especialista em solos em 1955, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Ao longo de sua carreira, trabalhou no Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS), na Seção de Solos do Instituto Augusto Trindade de Souza, no Instituto de Pesquisas e Experimentação Agropecuárias do Nordeste (Ipeane) e na Embrapa, onde atuou na coordenadoria regional de Recife do Serviço Nacional de Levantamento e Conservação de Solos (SNLCS), atual Unidade de Execução de Pesquisa (UEP) da Embrapa Solos, lá permanecendo até se aposentar, em 1994. Em 2016, publicou, junto com outros autores, o livro História da Unidade de Pesquisa da Embrapa Solos no Nordeste do Brasil. Também atuou como professor convidado na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Uma das grandes contribuições do pesquisador à Ciência do Solo foi a coordenação da equipe que publicou o Manual de Métodos de Análise de Solo, que teve sua primeira edição publicada em 1979 e que se tornou, desde então, referência para laboratórios brasileiros.

Luiz Bezerra também teve atuação destacada na SBCS, onde ingressou em 1965 na diretoria, como conselheiro. É autor do livro Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, um olhar sobre sua história, impresso pela primeira vez em 2004 e reeditado em 2007. A publicação é considerada uma contribuição inestimável à memória da SBCS, pois registra todos os eventos promovidos pela sociedade, mostrando sua evolução e transformação através dos tempos.

A Ciência do Solo Nacional perde uma grande referência e nós, da UFRPE – Área de Solos, perdemos um grande amigo e entusiasta do debate cientifico sobre solos e sua aplicabilidade.

Fonte da foto e de alguns trechos da biografia do Drl Luiz Bezerra: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo