Homenagem ao Dr. Luiz Bezerra durante defesa de Mestrado

No dia 31 de agosto de 2020 ocorreu a defesa de Dissertação do discente Diego Moura de Andrade Oliveira, intitulada “Equipamento alternativo para determinação da distribuição de tamanho de poros em solos”. Durante o resultado de aprovação da referida Dissertação, foi feita uma homenagem ao Dr. Luiz Bezerra de Oliveira, falecido no último dia 17/08/2020, aos 96 anos, a qual resumimos a seguir.

Dr. Bezerra, como ficou conhecido no meio acadêmico, é referência obrigatória para quem estuda porosidade do solo e a distribuição de poros por tamanho, atributos importantes no entendimento da dinâmica da água no solo. 

Durante a defesa, comentou-se sobre uma das suas contribuições à Física de Solos, entre os muitos trabalhos científicos publicados, o artigo intitulado Determinação da macro e microporosidade pela “mesa de tensão” em amostras de solo com estrutura indeformada, publicado na revista Pesquisa Agropecuária Brasileira em 1968. Esta publicação, referenciada como Oliveira (1968), foi pioneira no Brasil, apresentando este equipamento, que tem inspirado muitas pesquisas, como esta realizada pelo Diego, sob minha orientação. 

A Dissertação, objeto desta defesa, teve como base a mesa de tensão desenvolvida pelo Dr. Bezerra, que ao longo dos anos, com suas habilidades e espírito de colaboração, construiu diversos exemplares para várias Universidades e Centros de Pesquisa em todo país. Com muito orgulho, temos um desses exemplares no Laboratório de Física de Solos do Departamento de Agronomia da UFRPE.

Diante de tudo que representa o Dr. Bezerra, gostaríamos de compartilhar com o público o nosso eterno reconhecimento, já que a defesa foi realizada numa sessão fechada, por motivo de sigilo de patente.

A Banca foi composta pelos Professores Brivaldo Gomes de Almeida (Presidente, Orientador, UFRPE), Edivan Rodrigues de Souza (Examinador, membro interno, UFRPE) e Jaedson Cláudio Anunciato Mota (Examinador, membro externo, UFC).

 

Prof. Brivaldo Gomes de Almeida