O grupo estuda a gênese de solos na sequência rocha x saprólito x solo, com ênfase em mineralogia, micromorfologia e biogeoquímica, principalmente em solos de regiões litorâneas, semiárida e amazônica, e com Tecnossolos. No grupo, além de membros da UFRPE, há pesquisador da Universidade de Santiago de Compostela, Embrapa Solos (UEP Recife), da Universidade São Paulo/ESALQ e Universidade Federal do Espírito Santo. A diversidade do grupo, além de contribuir para a integração interinstitucional, também permite uma diversificação e maior abordagem de pesquisas em pedologia, sobretudo na região nordeste. O líder tem participação efetiva no ensino de graduação e pós-graduação, orientação de alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado na UFRPE, supervisão de Pós-doutorando, especificamente no Programa de Pós-graduação em Ciência do Solo da UFRPE.

VALDOMIRO SEVERINO DE SOUZA JÚNIOR